Crédito em troca de reciclável

Créditos por ajudar o meio ambiente? Pois bem, isso é possível. Uma máquina que recebe o seu reciclável te devolve crédito.

Na Alemanha essa realidade é um hábito para os habitantes locais. Ao comprar de um engradado de refrigerante, por exemplo, o consumidor paga pelo líquido e embalagem. Retornando a embalagem vazia para essa máquina é gerado um ticket com o seu valor. O valor pode ser recebido em dinheiro no caixa do supermercado ou abater das compras.

Em algumas regiões do Brasil essa máquina já existe, bem como outras formas de crédito por reciclável. É possível que em pouco tempo teremos diversas opções pelo Brasil.

Um sistema como esse é um grande estímulo para que as pessoas se preocupem mais em reciclar. Quando algo mexe com o nosso bolso temos o instinto de querer recuperar essa “perda”.

Em conclusão, entendo como forma de incentivar a população e criar novos costumes.

Tal solução teria grande visibilidade em:

  • Supermercados;
  • Postos de gasolina;
  • Terminais de ônibus;
  • Metrôs;
  • Escolas/Universidades;
  • Locais de grande movimentação.

Ao mesmo tempo, o local com essa solução de logística reversa começa a se enquadrar na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A lei da PNRS (12.305/2010) existe, mas não esta sendo cumprida de forma efetiva.

Uma curiosidade

Embora essa solução não seja nova, algum tempo atrás havia o sistema de troca de garrafas de vidro de cerveja e refrigerante. Levando o engradado vazio se pagava por um preço menor no produto. Quem não possuía garrafa para troca pagava pelo líquido e o engradado.

Quem esta voltando com tal iniciativa é a Coca-Cola, colocando-a a frente da concorrência.

 

Vamos implantar a coleta seletiva?
Solicite um orçamento!
Entre em contato com a Verde Perto Ambiental para diagnóstico da sua situação e elaboração do PGRS.