Skip to content Skip to footer

Dia Mundial dos Catadores de Materiais Recicláveis

1º de Março é celebrado o Dia Mundial dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Nessa data homenageamos aqueles que são nossos agentes ambientais da coleta seletiva. Pessoas que garantem o mínimo da coleta seletiva no nosso país.

Tal data é celebrada em todo o planeta em memória de um massacre ocorrido na Colômbia em 1992, onde morreram, brutalmente assassinados, 11 catadores. A data tem por objetivo conscientizar a população mundial sobre a luta, o reconhecimento e a valorização do trabalho realizado pelos catadores.

O que são Materiais Recicláveis

Os materiais recicláveis são recursos valiosos que podem ser transformados em novos produtos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a redução da exploração de recursos naturais. Esses materiais são aqueles que podem passar por um processo de reciclagem, no qual são coletados, separados, processados e transformados em matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

Dentre os materiais recicláveis mais comuns, destacam-se o papel, o plástico, o vidro e o metal. O papel é um material bastante versátil e reciclável, podendo ser transformado em novas folhas de papel, embalagens e até mesmo em produtos de papelão. A reciclagem do papel contribui para a preservação de florestas, reduzindo a necessidade de extração de matéria-prima virgem.

O plástico, por sua vez, é um dos materiais que mais demandam atenção em termos de reciclagem. Existem diversos tipos de plástico, e nem todos são facilmente recicláveis. No entanto, muitos plásticos podem ser transformados em grânulos ou resinas que servem de base para a produção de novos produtos plásticos. A reciclagem do plástico ajuda a diminuir a quantidade desse material nos aterros sanitários e evita a poluição de rios, oceanos e ecossistemas naturais.

O vidro é um material 100% reciclável e pode ser transformado em novas embalagens, garrafas, frascos e até mesmo em pavimentação de estradas. A reciclagem do vidro economiza energia, pois derreter vidro reciclado requer menos calor do que derreter matéria-prima virgem. Além disso, a reciclagem do vidro contribui para a redução da extração de areia, recurso natural utilizado na produção de vidro.

Vamos implantar a coleta seletiva?
Solicite um orçamento!
Entre em contato com a Verde Perto Ambiental para diagnóstico da sua situação e elaboração do PGRS.

Quer saber quem somos? Clique aqui