Gestão e Gerenciamento de Resíduos

A Verde Perto Ambiental é uma empresa especializada em cuidar do seu resíduo com um Plano de Ação efetivo e utilizando o ciclo PDCA (Plan-Do- Check-Act) para garantir o ciclo completo de cada processo proposto.

Temos também o Programa de Educação Ambiental (PEA) onde te ajudamos a executar todo o plano de ação proposta e assim garantir que boa parte do seu resíduo não tenha como destino o aterro sanitário.

Através do PEA é possível instruir a todos os envolvidos assuntos como: garantir a separação correta das embalagens, garantir um manejo seguro e outros assuntos.

Com o PEA é possível garantir a entrega de resíduo sólido de alta qualidade para as cooperativas/Associações de catadores e assim passamos a obter um resíduo orgânico de excelente qualidade e assim promovemos a compostagem: processo biológico natural em que microrganismos transformam o resíduo orgânico em adubo orgânico e fertilizante líquido, ambos ricos em nutrientes para a agricultura; ou promover a destinação para criação de alimentos para peixes e aves através da biotecnologia.

Porque Reciclar?

Benefícios em reciclar o resíduo seco

Converter resíduos em novos produtos. Essa é a premissa da atividade que busca recuperar materiais para serem transformados em novos. O processo ajuda na diminuição do desperdício de água e energia, no consumo de matérias-primas e evita a poluição do meio ambiente, além de reduzir o envio de resíduos para lixões e aterros sanitários. Sabia que certos materiais levam cerca de 400 anos para se decompor e outros mais de um 1.000 anos?

Benefícios em reciclar o resíduo orgânico

O encaminhamento final dos resíduos orgânicos é a compostagem, pois esta produz adubo e fertilizante líquido orgânico recuperando os nutrientes dos resíduos orgânicos e levando-os de volta ao ciclo natural. Utilizado também para a produção de alimentos para aves e peixes com alto valor protéico.

“A compostagem é uma explosão de vida. Ela concentra em um pequeno ambiente uma quantidade enorme de nutrientes com muita umidade disponível. E a natureza, na sua infinita sabedoria, tem uma grande capacidade de colocar rapidamente uma imensidão de vida para usar, e reciclar estes nutrientes e esta água. Na natureza não existe sobra de alimento. A natureza sempre vai dar um jeito de colocar algum ser vivo neste local e vai rapidamente ali se estabelecer para usar e reciclar este alimento. São bactérias, fungos, minhocas, insetos e outros tantos seres vivos que ali se alimentam e se multiplicam de forma muito intensa. E depois deles vem outros seres vivos que vão se alimentar daquilo que estes deixaram ou transformaram em outras substancias dentro do metabolismo dos seus corpos.”
(Profo. Germano Güttler – Lages/SC)

O que diz a Lei PNRS e PERS/AM

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) sob a Lei 12.305/2010 estabelece que grandes geradores devam dar a destinação ambientalmente adequada de seus resíduos secos e orgânicos e disposição ambientalmente adequada dos rejeitos.

Tal lei é importantíssima para a convivência da sociedade com o meio ambiente, prevenindo a poluição, fortalecendo as cooperativas e associações de catadores e trazendo renda para famílias de baixa renda. Desta forma entende-se que a promoção da coleta seletiva, assim como a implantação da compostagem da fração orgânica dos resíduos e da disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, faz parte do rol de obrigações dos municípios instituída pela Lei 12.305/2010

A Política Estadual de Resíduos Sólidos do Amazonas (PERS/AM) sob a Lei 4.457/2017 e amparada sob o Decreto Estadual 41.863/2020, com base na PNRS endossa as exigências descritas na Lei 12.305/2010 e dá seus devidos direcionamentos quanto aos grandes geradores do Amazonas

Na prática, todos ganham fazendo reciclagem!

Benefícios da Gestão e Gerenciamento de Resíduos para Restaurantes, Comércio, Indústria, Condomínios, Supermercados e outros.
  • Economia e lucro;
  • Mobilização e conscientização;
  • Mudanças culturais;
  • Adequação a Legislação Ambiental;
  • Uso racional dos recursos;
  • Diminuição na geração de resíduos;
  • Evita desperdícios;
  • Diminuição de impactos ambientais;
  • Geração de VALOR através do compromisso com a sustentabilidade