Por que praticar a coleta seletiva?

Imagine você indo comprar uma garrafa de refrigerante. E consumindo esse produto, descartando no cesto de lixo, colocando o lixo para fora de casa e o caminhão da coleta pública levando ele. Seguindo nessa linha, imagine 100 milhões de pessoas fazendo isso em um único dia. Agora imagine isso por 10, 20, 30 dias, 6 meses….

Vamos fazer uma conta simples.

  • 100.000.000 X 30 dias = 3.000.000.000 (três trilhões).

Sendo assim, teríamos por volta de 3 trilhões de garrafas PET esperando aproximadamente 300/400 anos para se decompor. Perceba que não multipliquei por 12 meses, 3 anos, 10 anos….e fiz o calculo com cerca de 8% da população mundial.

Nesse tópico citei apenas um material enquanto que existem outros tipos de plástico, vidro, alumínio, aço, eletroeletrônicos, etc.

 

E a poluição?

A principal matéria prima é o petróleo. Tal matéria vem da natureza na qual estava preservada em seu lugar. O homem não sabia dele e, portanto, não havia a poluição por essa matéria prima.

Depois disso, ao descobrir o petróleo e suas diversas aplicações, passamos a explora-lo de forma devastadora. Sendo assim, a garrafa PET foi criada, bem como outros produtos, ou seja, a indústria cria produtos e não pensa no que fazer com ele depois do consumidor descarta-lo.

Como resultado disso temos:

  • Oceanos poluídos;
  • Mortandade altíssima da vida marinha;
  • Poluição do ar pela queima dessa matéria, do solo;
  • Bactérias que não sabem como fazer para degradar tal material. Por isso, leva-se em média 300/400 anos.

Coleta seletiva

Acima de todo o nosso consumo, a coleta seletiva é essencial para diminuirmos nosso impacto no meio ambiente. Por exemplo, fazer a separação em casa, consumir produtos de empresas com programas sustentáveis, reciclar, ajudam a diminuir nosso impacto. Não é difícil realizar tal tarefa. Além disso temos a internet que esta ai para nos ajudar.

Em conclusão, já pensou em visitar um galpão de catadores? Lá você terá mais clareza de como a coleta seletiva pode ajudar o meio ambiente e os catadores a ter uma melhor renda mensal.

 

A nossa dinâmica de vida de hoje pode ser extremamente custosa para o nosso futuro. O legado que deixaremos poderá ser irreversível.

 

Atendemos indústria, condomínio, comércio, etc. Elaboramos um documento chamado PGRS que busca dar uma destinação ambientalmente adequada para os resíduos gerados. Consequentemente temos como compromisso diminuir nosso impacto no meio ambiente e que meus filhos e os seus possam ter um planeta melhor.

 

Vamos implantar a coleta seletiva?
Solicite um orçamento!
Entre em contato com a Verde Perto Ambiental para diagnóstico da sua situação e elaboração do PGRS.